homem tem acesso negado devido a segurança da informação no escritório de advocacia
Publicado em 31 de agosto de 2021

Como garantir a segurança da informação no escritório de advocacia?

Hoje, a informação é considerada um ativo importante para pessoas e organizações. Por vezes, ela é o bem de maior valor para empresas privadas e órgãos públicos. No âmbito da Justiça sua relevância não é diferente. Os dados jurídicos são tão valiosos que são empregados inúmeros recursos na tentativa de protegê-los. Pensando nisso, surge o questionamento: como garantir a segurança da informação dentro do escritório de advocacia? É isso o que o Gerpro responde no artigo de hoje!

O que é informação?

Informação é um conjunto de dados que, inseridos dentro de um contexto, passam a ter significado para a organização. Esses dados podem representar questões financeiras, segredos comerciais, arquivos confidenciais, etc. Enquanto advogados e encarregados do setor jurídico visam proteger as informações, terceiros tentam acessá-las e roubá-las, normalmente para fins ilícitos.

Para ser utilizada, a informação precisa ser transmitida, seja em tempo real ou a longo prazo. Esse processo de transmissão é chamado de comunicação e pode ocorrer de diversas maneiras: conversas pessoais, gestos, mensagens eletrônicas, cartas, etc.

O processo de comunicação é composto por alguns elementos: mensagem, emissor, receptor, código, contexto e canal. Veja o infográfico para entender melhor:

infográfico explicando o caminho da segurança da informação

O emissor emite a mensagem, que é organizada através de um código. A mensagem codificada será enviada através de um canal para o receptor. Para que a informação seja corretamente entendida pelo destinatário, além do código em comum, deve haver também um contexto.

No que se baseia a segurança da informação?

Pilares

Para evitar problemas que possam atrapalhar o processo de comunicação e garantir a proteção de dados, existem atributos básicos. Também conhecidos como cinco pilares da segurança da informação. São eles:

  1. Confidencialidade: garantia de que somente pessoas autorizadas terão acesso à informação;
  2. Integridade: assegura que a informação mantém as características originais estabelecidas pelo seu proprietário. Ou seja, não foi modificada ou alterada de forma indevida;
  3. Disponibilidade: garantia de que a informação estará pronta para o uso por pessoas autorizadas, quando for necessária;
  4. Autenticidade: garantia de que a informação vem da fonte anunciada, ou seja, de que o autor é realmente quem diz ser;
  5. Irretratabilidade: também chamada de não-repúdio, refere-se à garantia de que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação.

Veja como garantir a segurança da informação na advocacia

Advogados lidam com informações confidenciais o tempo todo. O sigilo profissional é inerente à profissão e deve ser respeitado, principalmente agora com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em vigor. Em caso de vazamento de dados de clientes, os escritórios de advocacia serão penalizados com multa de 2% do faturamento.

Software jurídico

Para evitar quaisquer problemas relacionados à divulgação de informações sigilosas, a melhor solução é contar com um software jurídico. O programa é capaz de gerenciar os dados dos seus clientes e seus processos, de forma totalmente segura e personalizada. Assim, é possível atuar com uma gestão mais preservada e preocupada com as informações de todos.

Confira algumas funcionalidades que o software jurídico Gerpro traz à rotina dos advogados:

  • armazenamento em nuvem – guarde os arquivos em um provedor fora da sua máquina e acesse de qualquer lugar;
  • logins e senhas distintas – controle o acesso aos documentos por meio de logins e senhas diferentes para cada funcionário;
  • backup de documentos – faça a cópia de documentos digitais com frequência e mantenha a segurança da informação em caso de vandalismo, invasão, etc.

Adquira seu software jurídico agora mesmo!

Garanta a segurança da informação com o Gerpro, o melhor sistema para escritório de advocacia. Nosso software jurídico foi desenvolvido para automatizar o controle e gerenciamento de processos. E mais: ele pode ser moldado da maneira que você preferir. É um ótimo software para advogados que buscam mais agilidade e segurança no seu dia a dia.

Acesse nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções. Se preferir, fale conosco por e-mail (comercial@cognitiva-ti.com.br) ou telefone (+55 (21) 3411-9368). Estamos aguardando seu contato!

Uma ideia na cabeça, um sistema no ar!