Avanços tecnológicos na advocacia: homem mostrando o símbolo da advocacia de forma tecnológica
Publicado em 07 de abril de 2021

O avanço tecnológico da advocacia

No decorrer dos últimos anos, os advogados vêm observando uma mudança na prática das suas atividades diárias. Com o aparecimento do processo digital, não existe mais a necessidade de acompanhamento de processos como se fazia antes. O advogado pode acompanhar suas ações do escritório sem a necessidade de ir ao fórum para gerenciar as informações, e, tampouco, manter uma cópia ou um espelho do processo no escritório. Isto traz mudanças às rotinas, gerando uma economia com gastos em transporte ou xerox, por exemplo, e aumenta a eficiência do profissional.

Diante dos avanços, os advogados têm procurado softwares jurídicos para auxiliar nas novas formas de atuação e, assim, conseguirem alcançar a excelência na prestação dos serviços. Na intenção de acompanhar essas mudanças de mercado e conciliar os serviços advocatícios à tecnologia da informação (TI), os escritórios e departamentos jurídicos precisam do auxílio das empresas de tecnologia que estão cada vez mais preparadas para atender a essa demanda que só tem crescido. Mas as empresas de tecnologia estão também mudando. As tecnologias desenvolvidas para a realidade do processo físico têm se tornado obsoletas e desnecessárias nos dias de hoje.

É importante destacar que os softwares, robôs e dispositivos direcionados para a automação jurídica não têm por objetivo acabar com o trabalho do advogado e nem extinguir a profissão. Eles pretendem tornar ágil e eficiente o desenvolvimento das atividades, sejam elas simples ou repetitivas, dos escritórios. Sendo, portanto, um fator que gera mais produtividade. Com isso, o Departamento jurídico torna as decisões estratégicas mais fáceis e consegue diminuir as margens de erro em seus processos.

Uma inovação que demonstra uma grande mudança na advocacia é o acompanhamento das publicações que há alguns anos era feito somente por meio dos diários oficiais impressos e hoje é realizado de forma virtual. O Gerpro possui um sistema para escritório de advocacia que vai além da recuperação das publicações com as Intimações e Citações sem realizar a leitura. Essa nova forma de acompanhamento facilita as pesquisas dos robôs, feitas a partir de critérios preestabelecidos pelo usuário.

A tecnologia estará cada vez mais presente no mundo jurídico e o que cabe aos advogados é procurar a melhor plataforma que atenda às suas necessidades, tornando o trabalho do escritório ou departamento jurídico cada vez mais otimizado. Assim, estará transformando o setor jurídico em um setor estratégico, com um controle gerencial de seu contencioso, possibilitando tomadas de decisões rápidas e assertivas.