Gestor de uma LegalTechs toca no símbolo do direito
Publicado em 13 de setembro de 2021

LegalTechs: o que são e por que retratam o futuro do setor jurídico?

A tecnologia já alcança todos os aspectos da vida moderna e está presente praticamente em todas as áreas da vida do indivíduo, e especialmente vem impactando o trabalho e as prestações de serviço. E o setor jurídico não poderia ser diferente. Nesse cenário, o conceito de LegalTechs vem se popularizando cada vez mais. Você sabe do que se trata este termo? Leia nosso artigo e descubra!

Entenda o conceito de LegalTechs no setor jurídico

Ao longo dos últimos anos, o Direito, área do conhecimento de raízes greco-romanas, conservadora, que se comunica com termos em latim e historicamente caracterizada por operar elevado volume de documentos físicos, entre autos judiciais e materiais de apoio, como obras doutrinárias e legislações impressas, tem passado por uma imersão ao mundo digital.

Tal imersão é um caminho sem volta, pois se verificou que a união entre o Direito e a tecnologia tem produzido resultados inovadores, dinamizando, facilitando e gerando valor para os atuantes no setor.

Como grandes agentes e motores na digitalização do setor jurídico, figuram as LegalTechs. Tais empresas de tecnologia, por meio da integração com Direito, produzem soluções para a área.

A integração promovida pelas LegalTechs proporcionou a criação de sistemas informatizados para gerir a atuação de setores jurídicos de empresas e para advogados e seus escritórios. Isso vem gerando a modernização e otimização do tempo de trabalho e da organização do espaço físico, que já não precisa abrigar centenas de quilos de documentos físicos.

Ainda, tais softwares do setor jurídico têm acompanhado as necessidades de seus clientes e evoluído junto ao mercado. Desse modo, estão oferecendo cada vez mais ferramentas com aplicações práticas, como a possibilidade de gerar provisionamento dos gastos e contribuir para o controle financeiro, automatizar e agilizar as consultas em tribunais, fornecer banco de dados para os inúmeros documentos inerentes às práticas profissionais do setor, além de facilitar a gestão e automação dos mesmos.

Para empresas

Para as grandes empresas, a adoção de sistemas jurídicos customizáveis aos seus negócios representam um impulsionamento na produtividade e na economia. Ao passo em que possibilita a gestão completa do setor jurídico, em termos de acompanhar as evoluções processuais e a atuação jurídica dos profissionais da área, análise de dados por meio da geração de relatórios que serão usados para a tomada de decisões estratégicas, e inclusive para facilitar ações de auditoria.

Para escritórios

Para escritórios, a automatização do trabalho reduz drasticamente o tempo gasto em funções burocráticas e administrativas. Além disso, possibilita o operador do Direito a focar no desempenho de seu trabalho, otimizando os resultados e agilizando os fluxos. Inclusive, possibilitando a ampliação mais rápida das áreas de atuação do escritório.

Conheça o software jurídico Gerpro!

Dentre as LegalTechs atuantes no mercado, a Cognitiva TI se destaca com mais de 20 anos de atuação. Nosso sistema Gerpro demonstra sua robustez e confiabilidade no sucesso da relação com seus clientes, bem como construiu uma trajetória pautada por constante evolução na prática do mercado, desenvolvendo ferramentas modernas para entregar as melhores soluções de tecnologia a seus clientes.

A Cognitiva TI é uma LegalTech pioneira que desde 1999, por meio de seu software jurídico, o Gerpro, vem gerando valor aos seus clientes e produzindo e contribuindo grandemente para o crescimento dos mesmos.

Nosso sistema robusto é capaz de atender às demandas de grandes empresas e escritórios parceiros. O Gerpro representa uma escolha segura para empresas que precisam das melhores ferramentas digitais para seu setor jurídico, bem como os escritórios. Além de ter um sistema avançado, a atuação da Cognitiva junto a seus clientes é pautada em comunicação contínua, suporte de excelência e customização às especificidades do negócio.

Agende uma demonstração para conhecer o nosso software de gestão de processos judiciais. Preencha o formulário em nosso site. Se preferir, fale conosco por e-mail (comercial@cognitiva-ti.com.br) ou telefone (+55 (21) 3411-9368). Estamos aguardando seu contato!

Uma ideia na cabeça, um sistema no ar!

Gostou deste artigo? Visite o nosso blog e leia mais sobre o assunto!