Gestão jurídica: como fazer
Publicado em 30 de dezembro de 2021

Gestão jurídica: como fazer? O Gerpro conta!

Cada vez mais há necessidade dos departamentos jurídicos de dinamizar e automatizar atividades rotineiras. Para isso, é necessário ter uma boa administração dos processos, prazos e dados no escritório. Nesse sentido, o Gerpro deu algumas dicas de gestão jurídica. Quer saber como fazer? Confira o conteúdo abaixo!

O que é gestão jurídica?

De maneira resumida, a gestão jurídica é uma forma de organizar o escritório de advocacia. Isto é, tanto no aspecto de funcionamento, quanto qualidade e resultados. Serve para garantir que os prazos sejam cumpridos, assegurar um controle financeiro, etc. Esse sistema permite a administração de:

  • serviços prestados;
  • planejamento estratégico;
  • relacionamento com clientes;
  • entradas e saídas;
  • atividades internas, como designação de tarefas.

Contar com um bom gerenciamento é essencial para que sua firma se destaque entre os concorrentes. Ou seja, tanto na hora de atrair possíveis clientes quanto na hora de fechar o balanço no fim do mês.

Confira 5 dicas para fazer uma gestão jurídica eficiente!

1) Tenha um planejamento estratégico

Uma das principais preocupações para garantir uma gestão jurídica eficiente no escritório é contar com um planejamento estratégico. Ele serve para evitar surpresas e garantir um preparo para lidar com qualquer situação. Também ajuda a alinhar expectativas e assegurar controle. Para isso, deve definir:

  • metas para o empreendimento;
  • quantidade de funcionários necessários;
  • quais serão as funções designadas para cada um;
  • verba disponível para investimento.

2) Faça uma gestão financeira

As ações financeiras também devem ser administradas no departamento jurídico. Se seu escritório deseja lucrar e ser bem-sucedido, é essencial ter sob controle essas atividades. Por isso, além de manter as contas em dia, como salário de funcionários e bonificações, é importante ter transparência quanto a impostos e taxas. Caso contrário, a firma pode sofrer punições.

3) Promova a capacitação de funcionários

Para obter uma boa gestão jurídica também é interessante promover a capacitação de funcionários. Investir em cursos de profissionalização e qualificação pode melhorar seu trabalho, além de promover uma visão melhor perante o mercado. Com esse treinamento, os colaboradores serão, ainda, capazes de cuidar de funções vitais quando você não puder. Ou seja, garantindo a produtividade na empresa.

4) Coloque em prática ações de compliance

O compliance é um conjunto de ações que pretendem manter a ordem das atividades internas de uma empresa. Um dos principais objetivos da implementação desse recurso é garantir o cumprimento das normas regulamentadoras no escritório. Com elas, sua empresa assegura legalidade e ainda melhora a gestão no setor.
Entre as ações, podemos citar:

aderir a princípios éticos, normas de conduta e obrigações;
elaborar um plano de treinamento para todos os colaboradores de partes interessadas;
coordenar iniciativas de comunicação interna;
colaborar no processo de investigação de irregularidades;
participar das reuniões do comitê de conduta;
assegurar que as sanções determinadas junto ao comitê para que infrações sejam aplicadas.

5) Aposte em automação de processos

Nossa última dica para você garantir uma gestão jurídica eficaz no departamento é contar com um sistema que permita a automação de processos. Além de garantir otimização de tempo no escritório, ela permite a redução de erros, controle de prazos, integração de dados, entre outros benefícios. Por isso, é interessante para a firma de advocacia contar com um software jurídico.

Gerpro: seu software jurídico!

Percebeu que precisa de um sistema para fazer a gestão jurídica? O sistema Gerpro pode te ajudar. Este é um programa para escritório de advocacia que permite o controle de dados em um único lugar, de forma online, veloz e personalizada. Além disso, oferece um atendimento de suporte de uma equipe especializada e preparada. Então, se você precisa de um software de gestão de processos judiciais, este é o lugar certo.

Entre em contato e obtenha um sistema de qualidade! Ligue para (21) 3411-9368 ou fale conosco via Whatsapp!