Advogados em reunião falando sobre o fluxo de trabalho do setor jurídico
Publicado em 18 de outubro de 2021

Saiba como organizar o fluxo de trabalho do setor jurídico

A rotina de um departamento jurídico é composta por muitas variáveis: processos, audiências, atendimento ao cliente, entre outras. São inúmeras tarefas em um só dia, e gerenciá-las sem reduzir o nível da produtividade da equipe é um grande desafio. Por isso, é importante saber como organizar o fluxo de trabalho do setor jurídico com qualidade e coerência.

Neste artigo, o Gerpro selecionou as melhores práticas de gestão e organização para adotar no seu escritório. Acompanhe!

4 formas de organizar o fluxo de trabalho do setor jurídico

1- Gerencie o tempo

O tempo de execução das tarefas é um dos fatores mais relevantes dentro de um setor jurídico. Por isso, é preciso encontrar meios viáveis de otimizar os processos em um espaço de tempo mais reduzido. Nesse sentido, uma boa dica é controlar as horas trabalhadas com um sistema de gestão para advogados. Desse modo, é possível descobrir quais atividades demandam mais horas e em qual período os advogados rendem mais.

Sendo assim, a gestão de prazos deve ser feita com planejamento e organização, visando a entrega de um serviço de qualidade e evitando o sobrecarregamento da equipe. Com isso, você consegue adotar estratégias para otimizar o fluxo de trabalho do setor jurídico.

2- Defina prioridades

Depois de fazer a gestão de prazos, é preciso verificar quais tarefas são mais urgentes e precisam de uma atenção maior da equipe. Por exemplo: casos judiciais com prazos curtos e elevado nível de complexidade devem ser tratados imediatamente. Para isso, você precisa estipular a prioridade de cada atividade:

  1. urgentes;
  2. importantes;
  3. delegáveis;
  4. não urgentes e nem importantes.

A partir de uma classificação de relevância bem definida, o gerenciamento de demandas torna-se mais simples, porém sem incidência de atrasos nas ações judiciais.

3- Estabeleça uma rotina

A eficiência do fluxo de trabalho do setor jurídico depende de uma rotina planejada de acordo com as demandas. Além de definir as prioridades de cada tarefa, é preciso definir a ordem em que as funções precisam ser executadas. Ou seja, o que deve ser realizado primeiro e o que pode ficar por último.

Nesse caso, o planejamento semanal é primordial para elevar a produção no escritório de advocacia. Para tal, a cada semana, estipule as atividades, prazos e prioridades que devem ser tratados naquele período. Além disso, delegue as funções para cada colaborador, com seus processos e prazos bem definidos.

4- Invista na tecnologia

Uma forma mais rápida de organizar o fluxo de trabalho do setor jurídico é trabalhar com soluções que automatizam a rotina na advocacia. Uma saída é o uso de um software jurídico, que facilita as atividades jurídicas e operacionais do escritório, distribuindo ações de forma inteligente. Com ele, é possível automatizar cadastros, gerenciar processos e gerir prazos de modo muito mais fácil. Assim, você terá mais tempo para focar na gestão estratégica do seu escritório.

Conheça o Gerpro!

O uso de ferramentas tecnológicas gera mais organização, agilidade e produtividade. Quer obter essas vantagens dentro do seu escritório? Conte com o Gerpro, o software de gestão de processos judiciais mais completo do mercado!

As vantagens do Gerpro são inúmeras:

  • possibilidade de personalização;
  • módulos de gerenciamento;
  • um único controle para diversos processos;
  • sistema 100% online e muito veloz.

Adquira o sistema para escritório de advocacia que é sucesso absoluto entre advogados! Acesse nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções.

Se preferir, fale conosco por e-mail (comercial@cognitiva-ti.com.br) ou telefone (+55 (21) 3411-9368). Estamos aguardando seu contato!

Uma ideia na cabeça, um sistema no ar!