correspondência jurídica
Publicado em 30 de novembro de 2021

Correspondência jurídica: quais demandas mais solicitadas? Saiba mais!

A correspondência jurídica é uma área do Direito que possui várias demandas a serem realizadas em outras cidades ou estados. Ao contratar um advogado específico no local onde a causa está tramitando, o escritório obtém algumas vantagens, como expansão de novos negócios, aumento da cartela de clientes e maior flexibilidade. Neste artigo, o Gerpro apresenta as principais demandas que fazem parte do dia a dia do profissional da área. Confira!

Conheça as demandas comuns da correspondência jurídica

A correspondência jurídica é a parte prática do Direito. Geralmente, ela ocorre quando um advogado precisa realizar atividades acerca de um processo, mas devido à distância do local ou outro motivo qualquer, o profissional não consegue executar suas funções.

Nesse momento, surge a necessidade de contratar um correspondente jurídico que esteja disponível para realizar atividades nesta demanda.

As possibilidades de atuação no âmbito da correspondência jurídica são inúmeras, mas existem algumas demandas que são mais comuns no dia a dia. Confira na sequência!

1- Comparecimento em audiência

A ida do correspondente jurídico pode ser necessária em diversos tipos de audiências: cível, criminal, trabalhista, extrajudicial, etc. Assim como nos mais variados órgãos e tribunais.
A diligência de audiência pode ser solicitada mediante três possibilidades:

  • comparecimento de um advogado;
  • comparecimento do advogado acompanhado de um preposto;
  • comparecimento apenas do preposto.

2- Protocolo

A segunda demanda solicitada com muita frequência na correspondência jurídica é o protocolo. O registro pode ser referente ao processo que tramita de forma física (em papel) ou eletrônica (em sistemas digitais). Nesse sentido, é importante destacar que o protocolo pode ocorrer em órgãos judiciais ou extrajudiciais.

3- Despacho

Despachar é o ato de falar pessoalmente com o juiz ou seu assessor sobre uma petição. A conversa pode ser realizada tanto na audiência quanto no gabinete.

4- Cópia processual

O advogado de correspondência jurídica pode fazer a digitalização de processos, sejam eles públicos ou sigilosos, nos mais diversos órgãos. A diligência de cópia pode ser feita tanto em processos físicos quanto naqueles que tramitam de forma eletrônica.

5- Licitação

A modalidade que mais chega na área da correspondência jurídica é o comparecimento no pregão presencial. Essa modalidade da licitação para aquisição de bens e serviços é realizada em repartição pública. Nessa situação, o advogado representa a empresa, seja entregando envelopes, verbalizando lances ou atuando conforme a necessidade do caso.

Como organizar as demandas do escritório?

A melhor forma de organizar as demandas da área de correspondência jurídica do seu escritório é recorrer a um software jurídico. Este programa de computador oferece todos os recursos necessários para controle e gerenciamento de processos jurídicos. Tudo de forma totalmente automatizada!

Através do sistema para escritório de advocacia é possível ordenar documentos e processos internos, delegar tarefas, criar agendas, definir prazos, entre outras funções. Além disso, você pode gerenciar seus correspondentes e direcioná-los para cada tipo de demanda específica.

Quer organizar o fluxo de trabalho do setor jurídico de forma rápida e fácil? O GERPRO é o software de gestão de processos judiciais  perfeito para isso! Inclusive, podemos personalizá-lo do jeito que quiser. Acesse nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções.

Se preferir, fale conosco por e-mail (comercial@cognitiva-ti.com.br) ou telefone (+55 (21) 3411-9368). Estamos aguardando seu contato!
Uma ideia na cabeça, um sistema no ar!