advogado 4.0
Publicado em 12 de março de 2021

Advogado 4.0: entenda quem é e quais os desafios enfrentados por ele

A chamada “era da informação” é marcada pelo aumento de fluxos de dados pelo mundo. Visto isso, a influência dela pode ser vista em todas as rotinas laborais, inclusive no Direito. Por essa razão, a Revolução 4.0 trouxe para os nossos dias a formação de um novo perfil profissional: o advogado 4.0! Quer saber mais sobre ele? Prossiga a leitura deste artigo!

Quem é o advogado 4.0?

Embora a área do Direito, até então, fosse orientada para um padrão tradicional onde as rotinas laborais eram feitas com papeladas, a transformação digital provocada pela Revolução 4.0 alterou a prática diária dos profissionais.

Com isso, a estratégia de alcance dos recursos foram modificadas. Um exemplo disso é utilização de softwares jurídicos para acessar processos e observar o andamento das atividades.

Por essa razão, o advogado 4.0 pode ser definido como o profissional que compreende as modificações provocadas pela tecnologia e busca meios de se adequar a elas. Desta forma, não se trata de uma tendência para o futuro, mas sim do profissional que é requisitado pelo mercado no momento presente.

Quais são os desafios enfrentados pelo advogado 4.0? Veja 3!

1- Superar o mais pelo menos

Em primeiro, como dissemos, o Direito sempre foi voltado para o tradicional antes de sofrer os impactos da Revolução 4.0. Agora, todos os processos dos departamentos mais modernos já encontram-se anexados no formato Cloud e abertos para consultas rápidas.

Sendo assim, entendemos que um dos desafios do advogado 4.0 seja superar o mais pelo menos. Isso é, entender que mesmo que ele não esteja vendo toda papelada na mesa dele, por exemplo, ela está segura e com capacidade de ser acessada quando necessário.

2- Criar novas propostas

Em segundo, devido às transformações iniciadas com a Revolução 4.0, a área do Direito se tornou mais aberta às propostas de melhoria. Nessa medida, podemos citar as audiências que foram feitas por videoconferência durante a pandemia para evitar que o cenário jurídico ficasse parado no Brasil.

Isso demonstra que o advogado 4.0 é alguém que precisa ir além do conhecimento das leis. Ele deve estar atento às principais técnicas que estão sendo utilizadas para a otimização do trabalho.

3- Adaptação à automação

Em terceiro, a adaptação à automação também está entre os desafios do novo perfil de advogado. O profissional precisa entender a dinâmica do software jurídico e como eles podem ajudar no atendimento à demanda do departamento.

Gerpro: software eficiente para a gestão de departamento jurídico

Gostou de entender mais sobre o advogado 4.0? Valorize a rotina desse profissional no seu departamento com a solução Gerpro. Trata-se de um programa para escritório de advocacia customizável voltado para o controle de processos. É a certeza de sucesso para sua empresa!

Preencha nosso formulário e agende uma demonstração! Se preferir, fale conosco por e-mail (comercial@cognitiva-ti.com.br) ou telefone (+55 (21) 3411-9368).

Lembre-se: uma ideia na cabeça, um sistema no ar!

Aproveite para ler os conteúdos que foram produzidos especialmente para você: